terça-feira, 1 de maio de 2012

Dos parabéns e os Rolinhos primavera [Harumaki]


Hoje é primeiro de maio, dia do trabalho no Brasil. E só hoje tive a coragem de explanar sobre um termo que eu comecei a ouvir desde o dia 29 de abril (data do meu aniversário – estou mais velho, apurado, com mais uma primavera e cheio de parabéns [risos]).


Olha só eu, no dia do meu  aniversário  ganhando um livro no Projeto Deliciosas letras do blog, Sabores da Cidade ( clique aqui )
É engraçado como os termos podem variar quando as pessoas querem nos felicitar pelo aniversário... Eu, particularmente acho estranho quando as pessoas mencionam somente a “primavera”, quando na realidade passamos por todas as demais estações antes desta época – e que no meu caso, nem na primavera é. Mas isso não importa, a gente abre um sorriso e agradece do mesmo jeito.
Interessante eu estar aqui, e me sentindo bem, tratando deste assunto apesar de alguns açoites da vida nestes últimos meses – marcas na alma que estão me tornando melhor, mais forte – até mesmo do que eu pensava ser. Mas esse post não é para me lamentar. O fato é que estou aqui, um ano mais velho, mais apurado, passei mais uma primavera [fora da estação], recebi um monte de felicidades, de saúde, de sorte, de paz – e espero que elas me sigam durante este ano novo. E eu não poderia deixar de comentar, sobre o termo que eu comecei a achar mais engraçado. O parabéns – o qual também recebi muitos.
Que venha a vida, muito emprego de qualidade [porque trabalho é como o nome já diz: dá trabalho] e parabéns pra mim.
Foi através dos parabéns que eu comecei a me perguntar: por que felicitar alguém no seu aniversário?
Já que amadureci, me apurei, estou mais velho um ano, e como diria a baronesa do Crato de Açúcar: “a velhice me permite mais coisas”. (acho que ela vai explodir, ao ler este comentário:  - Deixa de ser dramático. Agora que você está nos trintas, ora!). Mas é verdade, a gente se dá a fazer  certas coisas que antes não nos era permitido por que as pessoas não nos daria crédito – pela pouca idade. Então agora é o momento de ir a forra e aproveitar, botar a boca no trombone hehehehe.



Aí, eu  pergunto, novamente: por que felicitar alguém no seu aniversário?
Se for analisarmos, nua e cruamente, o aniversário é uma festa pagã (não religiosa), pela comemoração de sua chegada a esta vida, especificamente à vida social, que principia com o nascimento.
E mesmo estando à pessoa inconsciente ou sem entender nada [como é o caso dos bebês], faz-se a festa no seu primeiro aniversário (dia em que nasceu), supostamente para evidenciar a alegria social por ter esta pessoa chegada à convivência. Daí, explicitamos que estamos contentes e dizemos à pessoa que está de parabéns, feliz aniversário!
Eu pensei: - as pessoas podem ser más quando, de repente, elas poderiam estar pensando: "Parabéns! Você conseguiu se mantiver vivo por mais um ano!" Será?
 Porque parabéns geralmente se dá quando uma pessoa conquista alguma coisa... se o natural da vida é nascer, crescer, morrer... Qual o mérito?
É por isso que agora além, e de somente dizer, Feliz aniversário eu falo Feliz ano novo!!! Porque este sim é o dia que começa um novo ano para pessoa.
Os parabéns começaram a me soar meio estranho... Mas devo confessar que hoje está difícil se manter vivo por mais um ano, assim, então, no aniversário da pessoa ela merece parabéns. (KKKKKKKKKKK)
Na teoria e na prática, supostamente, para demonstrar a nossa alegria pelo aniversario do outro lhes damos presentes ou felicitamos lhes, mas não por mérito algum. Se fosse por mérito, deixaríamos de parabenizar-lhes quando estiverem se portado mal ou cometido algum crime.
Religiosamente, não se comemora a chegada ao mundo material, mas a chegada ao mundo pós-vida. Por isso a maioria dos dias dos Santos católicos se faz no dia de sua morte, em que supostamente começaram a ser santos ou próximos de Deus.
Assim entende-se que quem rejeita seus aniversários rejeita também o afeto social; prefere isolar-se, não associar-se. Possivelmente não se alegra por ter nascido, por ter chegado ao mundo social...  para mim, o essencial é entender que o aniversário é algo que se comemora de dentro para fora e não de fora para dentro como muitos imaginam. Muito mais do que festas ou presentes, o aniversário é um marco de passagem aonde chegamos todo ano e dizemos para nós mesmos: “Bom, até aqui tudo bem (ou não). E agora, o que eu tenho que fazer???
Com este pensamento e fazendo uma conexão com o aniversário, eu  escolhi postar  uma receita deliciosa, a do HARUMAKI – conhecido como  rolinho primavera [entenderam a ligação? Risos]



O harumaki [春巻 ]  é um enrolado feito com massa fina crocante com recheios variados e acompanhado de molho agridoce. A palavra harumaki vem do japonês haru (primaveramaki(enrolado), originando o nome rolinho primavera. E embora o nome seja japonês o Harumaki trata-se de um legitimo prato chinês.
Reza à lenda que os rolinhos primavera (harumaki) tiveram sua origem na celebração anual do Ano Novo Chinês, chamada de Festival da Primavera. Os primeiros rolinhos primavera eram feitos com vegetais frescos da colheita da estação; a carne for adicionada posteriormente.
Atualmente durante as comemorações do Ano Novo Chinês, o rolinho primavera é muito popular. A cor dourada simboliza prosperidade e riqueza para o ano vindouro.
Aqui no Brasil, existem variações, podemos encontrar rolinhos de queijo, chocolate com morangos, entre outros.... Vulgarmente poderia se dizer que eles são os nossos pasteis, porém com outros recheios e fechamento diferente da massa.

Harumaki de frango com vegetais
Ingredientes para os rolinhos:
Massa para Lasanha Fresca (ou massa para pastel)
2 cenouras raladas
1 filé de frango em tirinhas
1/2 abobrinha
1 cebola tirinhas
1 xícara de repolho
1dente de alho
2 colheres de alho-poró picadinho
2 colheres de manteiga
sal a gosto
pimenta dedo de moça (sem sementes)
2 colheres de shoyo
fio de azeite (até 0,5% de acidez)
pitada de açafrão
1 colher se salsa e cebolinha
1 colher de vinho branco seco
óleo de amendoim ou de soja para fritar
Ingredientes para o molho dos rolinhos:
2 colheres (sopa) de amido de milho
2 colheres (sopa) de água
1/3 de xícara (chá) de açúcar
1/2 xícara (chá) de vinagre
1/3 xícara (chá) de suco de abacaxi
1 colher (sopa) de shoyu
4 colheres (sopa) de catchup
Sal a gosto

Preparo dos rolinhos: Em uma frigideira ou woki coloque a manteiga e o fio de azeite deixe esquentar bem, acrescente as tirinhas de frango previamente temperadas com sal, pimenta, o dente de alho e uma pitada de açafrão. Deixe dourar e adicione as cenouras, a abobrinha, e o repolho. Mexa para dourar e cozinhar tudo igualmente. Após coloque as cebola e o alho-poró. Flambe com o vinho e depois adicione o shoyu. deixe secar o molho. Faça tudo em fogo forte. Reserve até esfriar. Pode ser colocado na geladeira, até mesmo feito de um dia para outro. Preparo do molho: Dissolva o amido de milho na água e reserve. Leve ao fogo o vinagre, o açúcar, o catchup e o suco de abacaxi misture bem e adicione o amido e cozinhe até obter um molho brilhante e cremoso. Montagem dos rolinhos primavera: Coloque farinha de trigo na mesa e abra mais um pouco a massa para lasanha, deixando-a mais fininha. Corte-a em um quadrado. Arrume a massa na diagonal e coloque o recheio já frio em uma das pontas. Pincele com água as bordas da massa. Feche como um envelope e enrole até terminar a massa. Veja quadro de fotos.






Nenhum comentário:

Postar um comentário